da Vinci Xi

Atualmente, o da Vinci Xi (IS4000) é a plataforma mais avançada para cirurgias minimamente invasivas. Uma tecnologia inovadora e precisa que proporciona a este sistema robótico adaptabilidade e versatilidade para diferentes especialidades: da Urologia à Cirurgia Geral, passando pela Ginecologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica e Otorrinolaringologia.

O sistema Da Vinci Xi é constituído por três componentes: uma consola cirúrgica, um carro do paciente e, por fim, uma torre de visão.


Consola Cirúrgica

A partir desta posição (fora do campo estéril), o cirurgião controla e realiza os movimentos através dos pedais do endoscópio 3D e dos instrumentos EndoWrist, característicos do sistema robótico da Vinci Xi.

O alinhamento de olhos, mãos e instrumentos é perfeitamente reproduzido no monitor da consola. A visão detalhada, o dimensionamento na escala do procedimento cirúrgico, a possibilidade de passar de uma visualização de todo o campo para um modo de imagem múltipla (o campo cirúrgico possui duas outras vistas a partir das entradas de vídeo auxiliares) tornam os movimentos do cirurgião mais seguras, precisas e firmes.


Carro do paciente

É a componente operacional do sistema da Vinci e é composto por quatro braços móveis e intercambiáveis montados numa coluna central. Esta disposição permite liberdade de movimento aos instrumentos cirúrgicos e ao endoscópio, minimizando a força exercida sobre o corpo do doente.

Em coordenação com o cirurgião na consola, um segundo cirurgião é colocado próximo do carro do paciente, tratando da substituição dos instrumentos e do endoscópio e também tendo a possibilidade de selecionar, na fase pré-operatória, por meio de um touchpad colocado na parte traseira do carro, o tipo de operação com a disposição articulada dos braços robóticos.

Se necessário, os braços podem ser posicionados manualmente, variando a altura, o avanço e a rotação, de modo a limitar completamente os movimentos do carro do paciente.

O equipamento do carro é completado por um ponteiro laser no braço do endoscópio que melhora a posição das quatro articulações.


Sistema de visão

O sistema de visão representa a unidade de processamento de imagem. É composto por um monitor com ecrã tátil de 24 polegadas, um bisturi de eletrocirurgia ERBE VIO dV e uma série de prateleiras para armazenar o equipamento cirúrgico auxiliar opcional.


A quarta geração do sistema da Vinci, o da Vinci Xi (IS4000), permite entre outras funcionalidades:

  • Aumentar o campo operatório até 10 vezes, com uma resolução detalhada, muito superior à técnica laparoscópica;
  • Eliminar o tremor das mãos do cirurgião e prevenir movimentos involuntários;
  • Intercambiar os quatro braços robóticos com que está equipado;
  • Interagir com outras tecnologias normalmente existentes nos blocos operatórios, em todo o mundo;
  • Otimizar, por meio de um sistema laser, a posição dos braços robóticos de acordo com a intervenção estabelecida e a posição dos trocartes;
  • Utilizar instrumentos Endowrist com um diâmetro de 8-12 mm, capazes de fazer um movimento de quase 360° sobre sete eixos;
  • Realizar cirurgia em múltiplos quadrantes, e até mesmo operar em vários órgãos localizados em diferentes quadrantes anatómicos, sem mover o doente ou o robô;
  • Ter uma segunda consola útil para a colaboração de outros cirurgiões durante a intervenção, com ótimos resultados em termos de formação;
  • Usar um simulador virtual para aprender a utilizar o sistema da Vinci.

Política de Privacidade Política de Cookies